quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Tenho falado no meu blogue O Prazer da Cozinha que já tenho as minhas férias marcadas. Por causa disso, alguns leitores escreveram-se a...

Planeamento de férias - Parte I

Sem comentários:
 

Tenho falado no meu blogue O Prazer da Cozinha que já tenho as minhas férias marcadas. Por causa disso, alguns leitores escreveram-se a pedir dicas sobre a organização das férias. Estive a pensar no assunto e decidi começar a escrever alguns artigos que vos possam ser úteis. 
Eu não sou nenhuma especialista mas gosto de partilhar a minha experiência e se com isso for útil a alguém, óptimo.
Vamos lá então.

1- Decidir o destino
O primeiro passo é decidir o destino das férias. No início de cada ano, costumamos decidir se vamos fazer férias em Portugal ou no estrangeiro. Se queremos praia ou cidade, ou até um misto dos dois. Chegamos a fazer uns dias em Lisboa e outros no Algarve, por exemplo. Mas o importante é ter uma ideia claro do que querem e decidirem o destino. Para este ano decidimos com muito antecedência (mesmo!). Nas férias do ano passado já tínhamos decidido que este ano faríamos uma viagem combinada entre Praga-Viena-Budapeste. 

2- Estipular um orçamento
Este também poderá ser o primeiro passo, estipular o orçamento e depois sim, decidir o destino. Mas conversem e decidam quanto querem gastar nas férias. Criem uma folha de calculo, ou até num caderno/agenda e sejam fieis ao vosso orçamento. 
Quem me lê há mais tempo sabe que eu faço imensas listas, estipulo orçamentos e acreditem sou bastante rigorosa nessas coisas.
Deviam ter visto o planeamento do meu casamento. Talvez um dia fale disso aqui com algumas dicas à mistura.

3- Comecem a procurar voos
Eu costumo usar o Skyscanner e este ano decidi experimentar o Momondo. Vejo sempre as várias alternativas que me apresentam e vou aos sites das companhias para comparar preços. Vou dar-vos um exemplo prático, da minha planificação para as férias deste ano. Utilizei os dois sites que vos falo e o Momondo dava-me melhores alternativas, para o voo de ida, quer em relação ao Skyscanner, quer em relação ao site da companhia (Ryanair). Optei por reservar através de lá. Mas para o voo de regresso, o preço que o Momondo me dava era igual ao da companhia que no caso é a Tap, então optei por comprar no site da companhia. 
Uma coisa que devem também ter em atenção, é verificar os preços para as datas que preferem e também 2 dias para trás e 2 para a frente. Eu explico. Nós tínhamos decidido ir numa segunda feira e voltar na segunda feira seguinte, mas a opção de ir na terça e voltar na terça fazia com que fosse mais barato 100€. Foram 100€ muito fáceis de ganhar (ou poupar) e por isso alteramos o plano inicial. Vejam esse pormenor, podem poupar algum dinheiro que vos dará para outras coisas. 

4- Hotéis
Os hotéis também já estão reservados. Utilizo sempre o Booking e o Tripadvisor. Costumo fazer sempre as reservas pelo Booking mas utilizo o Tripadvisor para ver fotos dos viajantes e ler as críticas. Também não falho as críticas do Booking, óbvio. Mas a nível de fotos, as do Booking são todas fornecidas pelo hotel e por isso muitas vezes enganam. 
Não costumamos ser muito exigentes nos hotéis para as férias de cidade/cultura. Porque passamos pouco tempo no hotel e não faz sentido pagar por algo que não vamos usar. Por isso procuro perceber a qualidade do sono, limpeza, banho e pequeno almoço e também a sua localização. Para nós é sem dúvida o mais importante.
Se for férias de praia e descanso, já é diferente e temos outras exigências porque também passamos mais tempo no hotel, logo a experiência tem de ser diferente.
Os nossos 3 hotéis para este ano estão reservados. Optamos por reservas com cancelamento gratuito, pagamos um pouco mais mas sabemos que podemos cancelar à vontade. Afinal ainda faltam quase 6 meses para as férias.

Para hoje são estas as dicas que tenho para partilhar com vocês. Espero que gostem pois são baseadas nas nossas experiências. Se tiver dicas que gostassem de partilhar connosco por favor escrevam-nas nos comentários e/ou para geral@oprazerdacozinha.com
Se tiverem dúvidas escrevam para o mesmo email, tenho todo o prazer em ajudar.

Sem comentários:

Enviar um comentário