terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Os meus limoeiros estão com uma grande produção de limões e já tenho muitos maduros. Hoje encontrei alguns caídos e a estragarem-se. Quem m...

Como Conservar Limões

Sem comentários:
 
Os meus limoeiros estão com uma grande produção de limões e já tenho muitos maduros. Hoje encontrei alguns caídos e a estragarem-se. Quem me segue n'O Prazer da Cozinha sabe que eu detesto estragar comida, mesmo que se tratem de limões. Porque posso chegar a precisar deles e ter de comprar. Então resolvi partilhar com vocês o que faço todos os anos, entre Janeiro e Fevereiro, para aproveitar a grande produção de limões.
Espero que vos seja útil.


Isto foi o que fiz no ano passado e que irei voltar a fazer este ano.
Apanhei uns 15 limões bem maduros. Lavei-os bem, peguei em sete limões e com um descascador fui retirando a casca, apenas os vidrados sem a parte branca. Sequei tudo muito bem com papel de cozinha e depois coloquei numa caixa e congelei. Estes vidrados são muito úteis para quando faço caldas de açúcar ou chás, por exemplo. E eu adoro chá de limão no inverno e chá gelado no verão.

Com os outros seis limões resolvi preparar raspa de limão que depois posso usar em bolos e bolachas. Bem lavados e secos, foi só raspar a parte amarela tal e qual como faço quando preparo um bolo. Coloquei a raspa em pequenas caixas e congelei.

No final e com a ajuda do meu espremedor de citrinos, retirei todo o sumo aos 15 limões. Coloquei-o em cuvetes para o gelo e congelei. No dia seguinte soltei todos os cubos de sumo de limão e guardei numa caixa no congelador. Quando necessitar retiro os cubos e utilizo como sumo de limão.

Foi simples, muito fácil de preparar e assim, quando terminar a produção de limões, não preciso comprar.

Sem comentários:

Enviar um comentário