terça-feira, 27 de junho de 2017

A maioria de nós conhece os múltiplos benefícios do limão, mas quase sempre desperdiçamos metade deles, isto é, a sua casca. Por tradição, ...

Os benefícios e usos da casca do limão

Sem comentários:
 
A maioria de nós conhece os múltiplos benefícios do limão, mas quase sempre desperdiçamos metade deles, isto é, a sua casca. Por tradição, muitos de nós estamos acostumados a utilizar apenas o sumo do limão, seja com fins culinários ou medicinais. Entretanto, desconhecemos que muitas propriedades curativas desta fruta estão na sua casca, já que esta contém de 5 a 10 vezes mais vitaminas que o sumo.

Quais são os benefícios da casca do limão?
Na casca do limão encontram-se substâncias medicinais muito importantes como seu óleo essencial, a citronela, o felandreno, a vitamina C, o ácido cítrico, o ácido málico, o ácido fórmico, a hesperidina ou pectina, entre outras.
Entre as suas propriedades encontrou-se que a casca do limão é um potente eliminador de toxinas do corpo e, portanto, também tem um efeito rejuvenescedor.
Combate o inchaço abdominal, reduzindo, por sua vez, os gases intestinais.
Ajuda a depurar o fígado graças ao seu efeito desintoxicante que estimula a eliminação de substâncias tóxicas e dejetos.
Favorece a digestão e previne problemas de prisão de ventre.
Por causa dos seus altos conteúdos de vitamina C e outras vitaminas, é um potente fortalecedor do sistema imunológico que ajuda a prevenir infecções, gripes, constipações e problemas respiratórios.
Favorece a alcalinidade do sangue.
Ajuda a diminuir os níveis de pressão arterial.
Combate o nervosismo.
É antisséptico.
Elimina o excesso de gordura na pele, graças às suas propriedades adstringentes.
Ajuda a branquear as manchas na pele e nos dentes.


Muitas vezes, a casca do limão é utilizada apenas em sobremesas ou receitas culinárias que necessitam de um toque amargo característico. Entretanto, levando em consideração os múltiplos benefícios dela, podemos começar a incluí-la com mais frequência na nossa dieta seguindo algumas destas dicas:

Lave muito bem o limão e leve ao congelador, até que congele por completo. Depois poderá ralá-lo para aproveitar a sua casca, ou também pode optar por passar no liquidificador. Esse conteúdo pode ser utilizado em sopas, saladas, sumos, massas, molhos, peixes, entre outros.
Quando você quiser desfrutar de uma limonada, opte por colocar no liquidificador o limão com a casca para aproveitar 100% dos benefícios do limão. O sabor ficará um pouco alterado, mas será igualmente delicioso e muito refrescante.
Utilize o limão ralado para dar um toque especial às suas bebidas.

Chá de casca de limão


O chá da casca do limão é outra excelente opção para aproveitar todos os benefícios desta fruta por completo. Este chá é ideal para desintoxicar o organismo, eliminar toxinas e combater os radicais livres que se acumulam no nosso corpo, consequência da contaminação, dos produtos químicos, do fumo, ou da má alimentação, entre outros. Além disso, é antibacteriano e antimicrobiano, ajuda a prevenir as constipações por causa do seu alto teor de vitamina C.

Ingredientes
1 litro de água.
A casca e o sumo de 2 limões.
Mel ou stévia.

Como prepará-lo?
Em primeiro lugar, leve ao lume a água juntamente com a casca dos dois limões e deixe ferver por 15 minutos.
Em seguida, retire do lume e acrescente o sumo dos dois limões.
Finalmente, você pode adoçar o chá com um pouco de mel ou stévia.

O chá de limão pode ser consumido frio ou quente depois de uma refeição, com exceção do café da manhã, pois neste caso é melhor consumi-lo em jejum.

Sem comentários:

Enviar um comentário