quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Ainda hoje estive a falar com um amigo sobre isto, a conta da electricidade está cada vez maior. Não se percebe como é possível mas é verda...

5 Dicas para reduzir a conta da electricidade

1 comentário:
 
Ainda hoje estive a falar com um amigo sobre isto, a conta da electricidade está cada vez maior. Não se percebe como é possível mas é verdade. De verão nem tanto, mas nos meses de inverno eu sinto calafrios sempre que a maldita chega. Sim, porque basta ligar um pouco o aquecimento e o contador da electricidade parece um carro de formula 1. 

Posto isto lembrei-me de vocês, meus queridos e adorados leitores, e lembrei-me de fazer um artigo com 5 dias para reduzir (ou pelo menos tentar) a conta da electricidade. 


Dica 1 - Troque as lâmpadas
Grande parte das pessoas ignora completamente o que uma simples lâmpada pode fazer pela sua conta da electricidade. Mas a verdade é que esta troca pode ajuda-lo a poupar 70% na conta da luz (70% da parcela das lâmpadas, não da conta total). 

Ora vejamos.
As lâmpadas incandescentes (amarelas) gastam, no mínimo, 75watts. Se trocarem por uma fluorescente, reduz o consumo em 15 watts por lâmpada e, se forem brancas, torna o ambiente muito mais iluminado.
Por seu lado, as LED gastam apenas 9 watts, mas são bastante dispendiosas. Podem sempre comprar uma por mês e assim mudar as lâmpadas de casa. No final, a sua carteira vai agradecer, visto que estas lâmpadas duram muito mais do que as outras.

Dica 2 - Nunca deixe o telemóvel a carregar toda a noite.
Este é um dos péssimos hábitos que tenho mesmo de alterar. Tanto costumo deixar o telemóvel como o Ipad a carregar toda a noite. Infelizmente, mesmo depois de carregados, continuam a gastar electricidade.
Se é como eu, então pense que está na hora de mudar este péssimo hábito. Eu vou tentar fazer isso.
E outra coisa, depois de carregado, nunca deixe o carregador na tomada, pois o consumo continua! 

Dica 3 - Não abra a porta do forno.
Sabia que de cada vez que abre a porta do forno para espreitar o assado, perde 25% do calor? Isso faz com que o forno tenha de voltar a aquecer para regressar à temperatura que marcou. Evite estar sempre a abrir o forno e quando faltarem cerca de 10 minutos para o assado ficar pronto, desligue o forno e mantenha-o fechado. O calor residual continuará a cozinhar e no fim, poupa um pouco de electricidade. 

Dica 4 - Aproveite a luz solar ao máximo
A verdade é que muitas vezes temos uma óptima luz solar e não a aproveitamos convenientemente. Por vezes basta abrir um pouco as cortinas e evita-se de acender uma luz. 
Sempre que possível dê prioridade à luz natural e ligue as lâmpadas apenas quando for necessário. 

Dica 5 - Envie sempre a leitura do contador
Este é um hábito que adquiri há poucos meses. A verdade é que no inverno passado gastamos imensa electricidade por causa do aquecimento e nos meses seguinte, a empresa fornecedora resolveu fazer as estimativas com base na electricidade gasta no pico do inverno. Dessa forma, pagamos por electricidade que ainda não tínhamos gasto.
Ok, esta não é propriamente uma dica de poupança porque na factura dos chamados 'acertos' aquilo que pagamos a mais foi descontado. Mas acho absolutamente desnecessário pagar adiantado. Sendo assim, o meu conselho é, enviem sempre as vossas leituras do contador e paguem apenas o que consomem. 
Para este esquecimentos, instalei a app da EDP no meu telemóvel e assim consigo gerir tudo o que está relacionado com o nosso contrato. E tenho as possibilidade de receber notificações para não me esquecer de enviar as leituras do contador na data certa. É sem dúvida uma mais valia.

Espero que estas dicas vos sejam úteis. Se tiverem algumas que queiram partilhar connosco, por favor, escrevam nos comentários. 


1 comentário:

  1. Adorei as dicas e este teu blog. beijinhos

    http://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar