WHAT'S NEW?
Loading...

O que fazer com 1kg de carne picada

No fim de semana fui às compras, como já é costume. Levei a minha lista, sabia o que me fazia falta e o que iria comprar para aproveitar as promoções. 
Encontrei carne de vaca de qualidade e pedi que me pocassem 1kg. Aproveitei também uma promoção e comprei 4 peitos de frango. Já em casa dividi a carne de vaca picada que tinha cerca de 1,2kg. Então separei 350gr de carne para uma bolonhesa, cerca de 300gr para fazer um pequeno rolo de carne e a restante era para almondegas.


Com 2 peitos de frango decidi fazer umas tiras panadas. Cortei a carne em tiras que temperei com sal, pimenta, dentes de alho esmagados e sumo de limão. Deixei marinar enquanto fazia outras coisas.

Como no talho não picam carne de aves, peguei nos restantes peitos de frango e piquei-os no meu processador de alimentos. Adicionei à carne para a bolonhesa e comecei logo a tratar disso. Segui a seguinte receita:

Ingredientes: 
- carne picada
- 300ml de caldo (usei caseiro e já temperado)
- sal e pimenta q.b. 
- 1 cenoura 
- alguns cogumelos (usei 4 cogumelos portobello)
- 1 cebola
- 2 dentes de alho 
- 1 raminho de salsa 
- 2 tomates pelados e picados
- azeite q.b.
- 1 colher de sopa de farinha


Preparação: 
Descasque e pique a cebola. Leve-a ao lume com um pouco de azeite e deixe refogar em lume brando até a cebola ficar translúcida. Nessa altura adicione a carne e deixe-a fritar um pouco. 
Quando a carne tiver mudado de cor junte o tomate pelado picadinho e misture bem. 
Descasque a cenoura e corte em cubos, limpe os cogumelos e corte também como mais gostar, junte à carne e envolva bem.
Acrescente caldo mas reserve cerca de 50ml. Como indico na lista de ingredientes, o meu caldo é caseiro mas já está temperado, tenham em atenção se usarem água temperem, ou se usarem caldos de compra estes também costumam ser bastante temperados.
Deixe a carne cozer em lume brando durante uns 20 minutos, mas verifique que não fique sem líquido.

Quando a carne estiver a ficar bem cozida, adicione a farinha ao caldo que reservou. Misture bem para não ganhar grumos e adicione à bolonhesa. Mexa bem para envolver. A farinha irá tornar o molho um pouco mais espesso.
Deixe ferver mais uns 5 minutos para a farinha cozer e rectifique os temperos.
Pique a salsa e adicione, envolva bem.
Retire do lume, divida por caixas herméticas e congele. É delicioso para uma lasanha, empadão, para folhados, entre muitas outras sugestões.

Depois de ter a bolonhesa pronta dediquei-me ao rolo de carne.
Numa a de carne, temperei com sal e pimenta e juntei 1 ovo. Numa tacinha à parte demolhei 50gr de croutons num pouco de leite. Assim que estiverem demolhados é só escorrer e adicionar à carne. Envolva tudo muito bem. Juntei ainda um pouco de salsa picada.

Depois estendi um pouco de película aderente em cima da bancada. Eu cortei três pedaços e sobrepus uns em cima dos outros. Coloquei o preparado de carne picada e com as mãos estendi até formar um quadrado, se for difícil por ficar com a carne colada aos dedos, polvilher um pouco de pão ralado que ajuda. Polvilhei todo o quadrado de carne com 80gr de queijo ralado (usei queijo flamendo) e alguns espinafres que salteei com um pouco de azeite e alho. Mas podem colocar o que mais gostarem, fiambre, bacon, há quem ponha ananás, enfim o céu é o limite. Com a ajuda da película enrolem para formar o rolo. Está pronto a ser congelado (ou a cozinhar, como preferirem).

Passei então às almôndegas.
Carne numa taça, sal, pimenta, 1 ovo, 2 colheres de sopa de pão ralado e salsa picada. Tudo muito bem amassado. Depois foi só moldar, colocar num tabuleiro e levar ao congelador. 


Por último só me faltava terminar as tirinhas de frango panadas. Num prato coloquei 1 ovo e noutro o pão ralado. Panei cada tirinha e coloquei num tabuleiro forrado com papel vegetal. Levei as congelador.

No dia seguinte guardei as almôndegas, as tiras de frango panadas e o rolo de carne em sacos de congelação e coloquei tudo no congelador até ser necessário. 

Espero que este artigo vos seja útil mas qualquer questão deixem nos comentários ou enviem email para geral@oprazerdacozinha.com
Partilhem comigo o que costumam fazer e se costumam fazer este tipo de refeições.
Bom fim de semana.

0 comentários:

Enviar um comentário